sexta-feira, dezembro 30

Análise das Prestações FC Porto – Parte I

Pois é chega ao fim mais um ano de futebol.

Como Dragão convicto é até por vezes menos lúcido, decidi falar um pouco sobre este ano do nosso FC Porto, bem como deixar algumas dúvidas, questões e afirmações sobre o que penso para o novo ano de 2006.

Tentarei fazer diversos artigos comentando várias vertentes desta análise desde,direcção, treinador, jogadores, aspectos tácticos e técnicos, aliás um resumo sobre o Futebol da equipa principal do FC PORTO.

Assim chamarei como já devem ter reparado no título, Análise das Prestações FC Porto – Parte (I, II, III, IV, etc.)

A 1ª coisa que gostaria de expressar é respeitante ao comando técnico da equipa, que passou por dois técnicos, o Sr. José Couceiro e o Sr. Co Adriensse.

Na minha óptica o 1º fez um excelente trabalho, pois apanhou uma equipa meio perdida e ainda foi a tempo de conseguir recuperar o 2º Lugar e o acesso a liga dos campeões.

Quanto ao 2º acho que ao chamar Co Idiot, expresso bem a minha revolta. Na minha perspectiva este senhor e prepotente e arrogante, não tem nível técnico, inteligência, e nem mesmo consegue simplesmente ler um jogo do banco, pois quando mexe durante o jogo é um ai ai ai ai.

Mas para que este meu comentário, não pareça meio descabido, relembro algumas coisas:

- Este treinador queimou simplesmente o Jorge Costa (o que não se entende é que ele tenha justificado os maiores insucessos da época na champiom league por falta de experiência na equipa), logo ou este senhor não sabe o que diz, ou não sabe ver a vantagem de ter defesas centrais com 34 anos e muitos jogos internacionais.

A questão que levanto para 2006 é, que não tem experiência é ele ou os jogadores ???, e com a sua falta de jeito natural não será mais fácil culpar a equipa e não ver os seus próprios erros (nesse sentido acho que a historia, através de chineses, gregos e outros povos nos últimos milhares de anos, explica que um líder que culpa os seus subordinados é um péssimo líder, pois a culpa dos subordinados falharem é sempre do timoneiro da nau). A comprovar esta teoria, ai que saudades de Mourinho, pois no Fcporto só existia uma cara nos maus e bons momentos que protegia sempre os Jogadores.

- O Helder Postiga passou de jogador maravilhoso a dispensável, de numero 10 a 9, mais tarde a jogador da Equipa B e por fim a jogador transferido. O que eu não entendo é como se deita fora um talento destes.

- As experiências que este senhor foi fazendo ao longo de 5 meses, levam agora ao que parece ser uma equipa base, a pergunta que se faz é porque demorou tanto o tempo, pois a coisas que qualquer cego vê, mas mesmo assim ele ainda não entendeu que o César Peixoto a lateral não dá, pois como se pode entender nos últimos 4 jogos fez 3 penalties (mas o arbitro não marcou), será que isso não serve para ver o evidente, ou seja, que este senhor não tem categoria para jogar no porto.

- Queimou ou esta a queimar, o Bosingwa , e o Raul Meireles, Ivanildo, e o Ibson ( o Lucho descansar , só por luxo, mas a 20 minutos do fim, acho que o Ibson faria bem o lugar dele).

- Outra que acho que ninguém entende e que quando a equipa começa a estabilizar, ele muda:

-Marek chek (5 Bons jogos, segundo a critica em dois deles deixou o Figo a ver navios).

-Hugo almeida (começava a ganhar forma, saiu sem ninguém entender conta o Sporting, a não ser que fosse necessário por o Benni Mccarthy para ser vendido no natal).

-Bosigwa (depois de estabilizar a defender e de nos seus 3 últimos jogos em dois ter feito cruzamentos para golo).

-Lisandro Lopez (depois da lesão demorou 3 jogos ou 4 a voltar a equipa depois de recuperado, o que se pergunta se estava bem, como é publico pelas declarações do jogador em Milão, porque tanto tempo fora do onze).

-Pedro Emanuel (depois da lesão não esta em condições, dai foi necessário o bruno Alves fazer aquela excelente exibição conta o Benfica, e perdermos 0-2 , como não acontecia a 14 anos , para ele perceber que ele era essencial).

-Ivanildo (melhor jogador no jogo da taça, o Co idiot elogia-o, de seguida convocado – joga 20 minutos, a seguir Milão fica na bancada , e agora deve ser Belém. Ainda não entendi o que o Alan tem que o ivanildo não ?????)

-Ibson (saiu após duas vitorias, logo um empate).

-Jorginho (excelente inicio de época, depois caiu vertiginosamente, mas ao contrario de todos os outros jogadores no plantel que são castigados por jogar mal ele era aplaudido pelo treinador).

Acho que estes são alguns exemplos, mas ainda poderia falar do Diego, do Paulo Assunção e ainda mais alguns.

TERMINO AQUI ESTE 1º PEDAÇO DO COMENTÁRIO DE 2006, MAS ARTIGOS VIRÃO OLHANDO A ANALISE POR OUTRO PRISMA. NA 2ª PARTE FAREI UMA ABORDAGEM AOS ERROS DO TREINADOR NOS JOGOS DA CHAMPIOM E CAMPEONATO.

Sem comentários: