sábado, novembro 5

Quaresma centenário


Com apenas 22 anos, o extremo está prestes a atingir cem jogos no campeonato. Caso Adriaanse o utilize no embate com o Paços de Ferreira, Quaresma junta-se ao restrito número de jogadores que já atingiram essa marca. Pelo meio, passou um ano pouco feliz em Barcelona
CARLOS GOUVEIA

O próximo domingo pode ficar marcado na carreira de Quaresma. Caso seja utilizado frente ao Paços de Ferreira, o extremo atinge cem jogos no escalão maior do futebol português. Um número que não está ao alcance de muitos e ainda de menos quando o jogador em causa tem apenas 22 anos, completados há pouco mais de um mês. Não fosse a passagem pelo Barcelona e a marca teria sido atingida ainda mais cedo.

A cumprir a segunda época de dragão ao peito, Quaresma demorou algum tempo para convencer Co Adriaanse a conceder-lhe um espaço na equipa. Na pré-época ficou de fora em alguns jogos e chegou a ser criticado pelo holandês por excesso no individualismo. Resultado, falhou o jogo de apresentação aos sócios e a primeira jornada do campeonato por opção técnica. "O Quaresma é um bom rapaz, merece jogar e tem um grande futuro pela frente, mas para isso terá de aprender a jogar para a equipa, sendo a minha função ensiná-lo", explicou o técnico no final do jogo na Figueira da Foz, relativo à segunda jornada, no qual o extremo entrou a quinze minutos do fim, a tempo de oferecer a Hugo Almeida o golo da vitória. Foi no banco de suplentes que iniciou o jogo seguinte, com o Rio Ave, de onde saltou aos 80' para abrir caminho à vitória, com um grande golo. A partir desse momento, foi utilizado em todos os jogos, embora só tenha sido titular em quatro ocasiões.

Como se sabe, Quaresma começou a sua carreira no Sporting, numa altura em que era um jovem ainda mais irreverente, cheio de vontade de triunfar. Tinha apenas 17 anos quando se estreou, frente ao FC Porto, sem se intimidar com os adversários mais velhos. Rapidamente se percebeu que aquele era um jogador com enorme potencial. O segundo ano no Sporting acabou por ser o da afirmação - 31 jogos e cinco golos - que resultou na sua saída, por valores milionários, para o Barcelona, onde não foi muito feliz. Problemas com o técnico holandês Rijkaard levaram-no a regressar a Portugal, apostando no então campeão europeu. Com Victor Fernandez, conquistou rapidamente um lugar na equipa, que manteve após a entrada de José Couceiro, terminando a época como o quarto jogador mais utilizado do plantel, atrás de Diego, Costinha e Vítor Baía.

Aos 22 anos, Quaresma já tem um currículo bem interessante. Foi campeão nacional e ganhou a Taça de Portugal pelo Sporting, no ano de estreia, a que juntou duas supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça Intercontinental e quatro internacionalizações pela selecção A. Ser campeão pelo FC Porto é o grande objectivo a curto prazo.


Os 99 anteriores

JOGOS GOLOS
2001/02 Sporting 28 3
2002/03 Sporting 31 5
2004/05 FC Porto 32 5
2005/06 FC Porto 8 1

O Jogo Online

foto fonte : fernando correia http://www.futegrafia.com/Jogadores/Porto/slides/Quaresma.jpg

Sem comentários: