O Estádio do Dragão completa hoje o terceiro aniversário. Apesar da idade tenrinha, há números bem interessantes que começaram a ser escritos desde o dia 16 de Novembro de 2003, quando se inaugurou o recinto, com o Barcelona a enfeitar uma festa de gala e que contou com a presença de mais de 52 mil pessoas.
Tirando o pormenor de o relvado ter ficado com quase tantas crateras como a superfície lunar, obrigando a uma mudança de tapete que só ficou pronto a ser utilizado em Fevereiro de 2004, a inauguração do Estádio do Dragão foi um momento marcante na vida do clube, que possibilitou uma viragem na estratégia comercial, uma vez que o espaço, ao contrário do que sucedia com o Estádio das Antas, passou a ser rentabilizado e disponibilizado para imensas actividades.
Também para os espectadores houve melhorias evidentes, com uma aposta no conforto e funcionalidade. Sendo uma obra arquitectónica arrojada e bela, da autoria de Manuel Salgado, o Dragão saltou fronteiras e tornou-se uma espécie de "case study" dos manuais da arquitectura.
Tendo como prioridade o futebol, o recinto já recebeu 60 partidas oficiais e alojou mais de dois milhões de espectadores (números certos são 2.286.877), o que dá uma média de mais de 38 mil pessoas por jogo.
Na época 2003/04 disputaram-se 11 partidas oficiais, com uma média de mais de 44 743 por jogo, a melhor de sempre. Na temporada seguinte houve 21 jogos com uma média de 34 765 espectadores e na época 2005/06 realizaram-se 22 jogos, registando-se uma média de 38 228. A melhor assistência foi no jogo com o Corunha, nas meias-finais da Liga dos Campeões, em 2003/04.
Os números oficiais referem a presença de 50 818 espectadores.
Fonte: o Jogo
Tags: Porto de Parabéns, Fc Porto, Futebol, Futebol Clube do Porto, Fcp, Fcp 2006, Porto Fc Futebol, Porto, Oporto, Goals, direcção, Sports, clube, Dragão, jogadores, treinadores, football, Historia Do Fc Porto
Blogalaxia Tags: Porto de Parabéns, liga, Fc Porto, deportes, Dragão, estadio, futbol, goles, juego, reino, jugadores, liga, FCP noticias, Portugal, resultados, Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário