quinta-feira, novembro 16

Porto de Parabéns

Porto de Parabéns, O Estádio do Dragão faz 3 anos.

O Estádio do Dragão completa hoje o terceiro aniversário. Apesar da idade tenrinha, há números bem interessantes que começaram a ser escritos desde o dia 16 de Novembro de 2003, quando se inaugurou o recinto, com o Barcelona a enfeitar uma festa de gala e que contou com a presença de mais de 52 mil pessoas.

Tirando o pormenor de o relvado ter ficado com quase tantas crateras como a superfície lunar, obrigando a uma mudança de tapete que só ficou pronto a ser utilizado em Fevereiro de 2004, a inauguração do Estádio do Dragão foi um momento marcante na vida do clube, que possibilitou uma viragem na estratégia comercial, uma vez que o espaço, ao contrário do que sucedia com o Estádio das Antas, passou a ser rentabilizado e disponibilizado para imensas actividades.

Também para os espectadores houve melhorias evidentes, com uma aposta no conforto e funcionalidade. Sendo uma obra arquitectónica arrojada e bela, da autoria de Manuel Salgado, o Dragão saltou fronteiras e tornou-se uma espécie de "case study" dos manuais da arquitectura.

Tendo como prioridade o futebol, o recinto já recebeu 60 partidas oficiais e alojou mais de dois milhões de espectadores (números certos são 2.286.877), o que dá uma média de mais de 38 mil pessoas por jogo.

Na época 2003/04 disputaram-se 11 partidas oficiais, com uma média de mais de 44 743 por jogo, a melhor de sempre. Na temporada seguinte houve 21 jogos com uma média de 34 765 espectadores e na época 2005/06 realizaram-se 22 jogos, registando-se uma média de 38 228. A melhor assistência foi no jogo com o Corunha, nas meias-finais da Liga dos Campeões, em 2003/04.

Os números oficiais referem a presença de 50 818 espectadores.

Fonte: o Jogo

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Blogalaxia Tags:

Sem comentários: