terça-feira, agosto 8

história do fc porto

História do fc porto

Génese-1950

O FC Porto é um dos clubes de futebol mais antigos em actividade em Portugal. O clube foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, um comerciante de vinho do Porto, que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. No entanto, o futebol haveria de ficar suspenso até 1906, quando José Monteiro da Costa decidiu dar novo impulso ao clube. Para além do futebol, que usava o campo da Rainha para disputar os seus jogos, começaram a ser praticadas outras modalidades tais como o Ténis, Atletismo, Boxe, Halterofilismo e Natação. Um ano mais tarde, começava a funcionar a primeira sede.

Em 1910 é criado o primeiro emblema do clube, tendo-se assistido a um crescimento progressivo do clube, o que obrigou a mudar as suas instalações desportivas, para o Campo da Constituição, na zona da Praça do Marquês. O FC Porto, era também a força dominante do futebol na zona norte, tendo vencido os campeonators regionais disputados antes da criação dos campeonatos nacionais como hoje os conhecemos.

Em 1928, o FC Porto teve o seu primeiro atleta olímpico, Valdemar Mota, que representou a selecção nacional de futebol nos Jogos Olímpicos.

O FC Porto venceu o "Campeonato de Portugal" (prova antecessora da Taça de Portugal) por 4 vezes (22/23, 24/25, 31/32 e 36/37). Pelo meio vence um "Campeonato da 1.ª Liga", em 1935. Em 1933 a sede do clube passa para a actual Praça General Humberto Delgado. Nos finais da década de 1930, o FC Porto alcança o seu primeiro «bi» (duas vitórias consecutivas), nas duas primeiras edições do Campeonato Nacional. A maior estrela na altura era Pinga.

Em 1945, o clube começa a utilizar o Estádio do Lima, propriedade do Académico do Porto. Os anos 40 foram de um domínio avassalador dos clubes de Lisboa, pelo que o clube ficou arredado dos títulos. No entanto, houve momentos gloriosos como a vitória sobre o Arsenal FC de Londres, em 1948 por 3-2. Os Ingleses eram então considerados a melhor equipa do mundo. Apesar de ter sido apenas um amigável, sócios e notáveis ofereceram um troféu de dimensões consideráveis ao clube, ainda hoje em destaque no museu do clube.

Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas, inaugurado a 28 de Maio de 1952, quase três anos após o início das obras.

1950-1980

Os títulos nacionais voltam em 1956, com a conquista da primeira «dobradinha» (vitória no Campeonato e na Taça, na mesma época). É também em 1956, que o FC Porto participa também pela 1.ª vez nas competições Europeias, frente ao Athletic Bilbao, de Espanha. Enquanto os clubes de Lisboa, conseguiam as suas vitórias europeias e dominavam o futebol nacional, na década de 1960, o FC Porto apenas consegue conquistar uma Taça de Portugal, em 1968.

A vitória seguinte na Taça, aconteceria em 76/77. Foi conquistado um novo «bi» (77/78 e 78/79), com uma grande equipa onde brilhavam António Oliveira, Gomes, Seninho, Duda, Frasco, Costa e tantos outros. Jogadores extraordinários, superiormente orientados por José Maria Pedroto, afectuosamente tratado como o Zé do Boné. Muita da imagem "guerreira" e de nunca virar a cara às dificuldades, que caracterizam o jogador ideal para os adeptos portistas foi moldada por Pedroto, bem como a faceta anti-centralista e directa do clube.

1980-2006

Em 1981, o FC Porto venceria a sua 1ª Supertaça. Uma das principais estrelas do clube nesta fase era Fernando Gomes, que conquistou o título de melhor marcador Europeu, façanha que repetiria em 1986. Foi neste período que Pinto da Costa, foi eleito como presidente do clube, mantendo-se no cargo por mais de 20 anos.

O FC Porto começou igualmente a acumular títulos noutras modalidades, nomeadamente com um «bi» na Taça das Taças de hóquei em patins, tendo ganho a principal competição em 1986. Por essa altura, o clube também crescia como instituição, tendo começado a publicar a revista a cores Dragões, de periodicidade mensal e cariz único: era a única revista em Portugal editada por um clube, e uma das poucas existentes na Europa.

Em 1984 disputa a sua 1.ª final Europeia, perdida em Basileia, frente à Juventus de Itália. Seria em 1987, orirntado por Artur Jorge, que o FC Porto iria vencer a sua primeira competição europeia, tendo derrotado o Bayern Munique, na final da então Taça dos Campeões, numa final marcada por um golo de Madjer, ainda referido quando um jogador consegue marcar com o calcanhar. Aqui se iniciou um ciclo importante, com a conquista da Taça Intercontinental frente ao Peñarol de Montevideo, na chamada "Final Branca", com temperaturas negativas e um manto de neve que em algumas partes do relvado chegou ao 20cm, e também da Supertaça Europeia frente ao Ajax de Amesterdão, já sob o comando do Croata Tomislav Ivic.

Em 1997, o FC Porto consegue o seu primeiro «tri» do seu historial. Depois de 2 títulos sob o comando de Bobby Robson, cabe a António Oliveira manter o ritmo vitorioso. Depois do «tri» veio o «tetra». Já sob o comando de Fernando Santos, o FC Porto conquista um quinto título consecutivo. Numa equipa liderada por jogadores como Zahovic e Drulovic, Jardel destacou-se sendo o melhor marcador da Europa em 1999, juntando-se a Fernando Gomes na galeria dos vencedores do importante troféu.

Os dois anos seguintes, foram marcados por derrotas tangenciais no campeonato: perdia o hexacampeonato na época 1999-2000, na última jornada para o Sporting e para o Boavista na época seguinte, a uma jornada do fim (tendo terminado a um ponto, após derrotar os axadrezados por 4-0 no jogo que encerrou o campeonato). A época seguinte revelou-se, no entanto, desastrosa, e já em Dezembro as hipóteses de revalidadar o titulo eram remotas. Com os níveis de contestação a Pinto da Costa, mais altos que nunca e perante a perspectiva de falhar um lugar que desse acesso à Liga dos Campeões, José Mourinho é recrutado à União de Leiria. Do 5.º lugar, o Porto ainda consegue recuperar para o 3.º que lhe deu acesso à Taça UEFA.

Entretanto, em 2001 começou a ser construído um novo estádio, que seria o palco do jogo de abertura do Euro 2004, organizado em Portugal. Já em 2002, o clube inaugurou o seu centro de estágios em Vila Nova de Gaia, considerado por muitos um dos mais modernos da Europa.

Com Mourinho, e uma equipa desenhada por si que incluiu diversos jogadores contratados a equipas como o Vitória Setúbal e o União de Leiria, e após reconquistar o campeonato nacional, o FC Porto venceu a Taça UEFA frente ao Celtic, numa final decidida apenas na segunda parte do prolongamento, em que Derlei marca o 3-2 a escassos minutos do fim e a Taça de Portugal vencendo o União de Leiria, antiga equipa de Mourinho. Posteriormente falhou a conquista da Supertaça Europeia, perdendo ante o campeão europeu (AC Milan) por 0-1.

Em Novembro de 2003, o FC Porto inaugurou o seu novo estádio, o Estádio do Dragão. Apesar da estreia, problemas no relvado ditaram que o estádio das Antas, continuaria a ser utilizado durante os primeiros meses de 2004. No primeiro jogo europeu, o FC Porto recebeu e derrotou o Manchester United por 2-1, na caminhada para o título que terminou com vitória por três golos sem resposta em Gelsenkirschen frente ao AS Mónaco, em que marcaram Carlos Alberto, Deco e Dmitri Alenichev.

Mas a época a seguir à conquista da Liga dos Campeões foi desastrosa devido à saída de José Mourinho e de jogadores influentes como Deco (FC Barcelona), Ricardo Carvalho (Chelsea), Dmitri Alenichev (Spartak de Moscovo) e Paulo Ferreira (Chelsea), a algumas contratações falhadas como Luis Fabiano, Hugo Leal e Areias e uma época com 3 treinadores de estilos diferentes (Luigi Del Neri, Victor Fernandez e José Couceiro), mas no entanto conseguiu terminar a época no 2º lugar e vencer a Supertaça Portuguesa, no estádio Municipal de Coimbra, derrotando os rivais do Benfica por 1-0, golo de Ricardo Quaresma.

Como vencedores da Liga dos Campeões, o FC Porto representou a UEFA na Taça Intercontinental, disputada em Dezembro de 2004, no estádio que recebeu a final do Mundial de 2002, em Yokohama, Japão. Frente ao vencedor da Copa Libertadores, o Once Caldas da Colômbia, foi preciso um desempate nas grandes penalidades (8-7) para conquistar o troféu. A boa campanha europeia do ano de 2004 terminou com a perca da Supertaça Europeia pelo segundo ano consecutivo, frente ao Valência, por 2-1, no Stade Louis II, no principado do Mónaco e a chegada aos Oitavos de Final da Liga dos Campeões sendo eliminados pelo Inter de Milão com 1-1 em casa e 3-1 fora.

O ano de 2006, ficou marcado pelo, natural, domínio interno do FC Porto nas grandes modalidades do desporto nacional, obtendo assim diversos títulos, destacando por razões obvias o futebol. Nesta última época (2005/06), o FC Porto sagrou-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em futebol, obtendo assim a 5ª Dobradinha da história do clube. Nas modalidades, o FC Porto obteve a dobradinha no hóquei-patins, precisamente num ano em que conquistou o segundo pentacampeonato da história do clube na modalidade, e se sagrou pela 8ª vez vice-campeão europeu; no basquetebol o FC Porto venceu a Taça de Portugal, derrotando na final o Benfica; no andebol venceu a Taça de Portugal, derrotando na final o Sporting; não ignorando o bilhar, o clube também conseguiu arrecadar a dobradinha, sagrando-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal.


Tags: , , ,


Fonte: Wikipedia história do fc porto


Sem comentários: