sexta-feira, setembro 29

Analíse Fc Porto em Londres

Analíse Fc Porto em Londres

Arsenal x fc porto


Fiquei muito triste com Jesualdo ferreira, pois ao contrário do que tinha dito na sua entrevista, intimidou-se e mudou o porto. A sua estratégia ao que parece fez-me recuar uns bons 20 anos, e lembrar-me dos treinadores portugueses que tinham medo e assim ponham a equipe toda a defesa, jogando para o empate, resultando em 90% dos casos em derrotas.

Logo se percebeu ao ver o onze inicial do porto, que o Fc porto entrou a medo, e como se não bastasse colocou em campo jogadores em posições que não tem rotina. No caso o Ricardo costa e o Marek acho que nunca jogaram assim, depois acabou por não ser o tal 4-3-3, foi um sistema que não sei se era 5-4-1, 4-4-2, e por ai fora, acho mesmo que nem tem definição.

Para mim o Jesualdo preocupou-se demais com o arsenal e em não deixar jogar, acabou por sair ao contrario o porto não jogou e o arsenal passeou a seu belo prazer, para alem disso quando se monta estas tácticas o psicológico dos jogadores é afectado, pois o treinador esta a dizer-lhes que são mais pequenos e que não se podem bater com o adversário.

Engraçado é olharmos o que se passou durante o jogo, enquanto teve o Ricardo costa e o Marek nesse flanco esquerdo o arsenal quase sempre atacou por ai, depois quando retirou o Ricardo costa o arsenal virou-se para o outro lado atacando presencialmente pelo lado do Bosigwa.

Além disso, parece que esta com medo que o Anderson se torne na figura principal do Fc porto, pois a sua substituição não lembra a ninguém visto que era o único jogador em campo que estava a criar alguns desequilíbrios no Arsenal, alias o lance de maior desequilíbrio tinha acontecido segundos antes pelo Anderson.

De salientar ainda que sempre que o henry tinha a bola eu via 4 jogadores do porto a irem cobrir o mesmo, logo alguém tinha de sobrar.

Com o estilo escolhido, o porto ficou sem táctica, sem norte e foi o que se viu o desnorte total. Eu penso que a maneira de poder ganhar ao Arsenal, passa mesmo pelo porto fazer o seu jogo, dai o porto deveria ter mantido o seu esquema habitual, podendo neste caso entrar o Meireles de forma a reforçar o meio campo e depois passar o Anderson a cair mais na lateral esquerda.

Depois disso uma última nota, este Fc Porto que jogou tão mal tem no seu treinador o maior culpado, mas pelo que já vi na imprensa não sei se Jesualdo percebeu que o erro era dele e se vai apreender com o mesmo, pois li que ele já comentou e disse que os seus jogadores não estiveram no melhor e a exibição deve-se a erros por eles cometidos. Treinador que seja inteligente e que tenha um grande espírito de liderança assume as culpas e protege os jogadores, alias como era o Mourinho, pois assim ganha o respeito dos mesmos e une o seu grupo.

Desejo sinceramente que Jesualdo tenha aprendido com o erro e que o Porto volte já as vitorias na liga contra o Braga.



Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola, estou perfeitamente de acordo contigo! Eu vivo aqui em Londres e claro nao podia perder o jogo. Ficei desiludido com a actuacao e as substituicoes. O Quaresma tambem estava muitas vezes sosinho e nao lhe passavam a bola. Na unica vez que lhe passaram a bola ele chegou a linha, fintou, rematou e quase que era golo. Ha quem diga que o Porto nao tem equipa para a champions league. Quando fomos campeoes europeus tambem nao tinhamos! ,...."inesquecivel mas nao irrepetivel" Jose Mourinho
Saudacoes Portistas
Miguel

Anónimo disse...

excelente análise ao jogo. so e pena o jesualdo ferreira so muito, mas muito hipoteticamente ler este post, porque assim talvez percebesse os erros que cometeu.

saudações portistas.